terça-feira, 10 de agosto de 2010

Casar ou ser rica? Qual a melhor escolha?

2010 é um ano importante para nós. Comemoramos os 100 anos de morte de um dos maiores estadista de todos os tempos no Brasil: Joaquim Nabuco.

Sobre ele, escreveu Tito Costa:


"Joaquim Nabuco, pernambucano, nascido em 1849 no Engenho Massangana, que se localiza no Município de Cabo de Santo Agostinho, a 48 quilômetros do Recife. Hoje a vila é conhecida como zona portuária de Suape, no litoral sul de Pernambuco. Talvez o maior destaque para sua biografia seja a sua luta em favor da abolição dos escravos, além de qualidades de um espírito privilegiadamente aberto como escritor, jornalista, diplomata (serviu o Brasil em Washington) e, principalmente, advogado que cursou as Faculdades de São Paulo (Arcadas de São Francisco) e do Recife.
Falava inglês e francês, com fluência, tendo utilizado esses conhecimentos lingüísticos para propagar sua idéias de liberdade em textos escritos e em palestras pelo mundo europeu e mesmo nos Estados Unidos.
"
Disponível em http://www.jornalemrede.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2927:joaquim-nabuco-100-anos&catid=45:blog-tito-costa&Itemid=57)


Mas não são as virtudes de grande estadista o motivo deste post.

Faremos "intrigas de alcova", daquelas que só os biógrafos, que fuçam a vida alheia são capazes de, majestosamente, brindar-nos!!!

JN, nosso tão caro abolicionista, não casou com um grande amor de sua vida por... dinheiro!!!

Isso mesmo...mas não é que sua musa foi preterida não ter dinheiro....Foi exatamente o contrário....

Vamos aos fatos.

Eufrazia Teixeira Leite era filha de um dos barões do café da cidade de Vassouras-Rj.

Seu pai e seu tio abriram, no Rio de Janeiro, uma sociedade: "Casa Teixeira Leite & Sobrinhos", uma espécie de banco que emprestava dinheiro a juros principalmente para os cafeicultores.

Por parte de mãe, também havia ricos cafeicultores.

Ou seja, ainda solteira e jovem ficou órfã e...rica!!!! Evidentemente, cortejada por vários homens.

Em uma viagem à Europa, conheceu JN e por ele apaixonou-se...

Ela só tinha olhos para Joaquim Nabuco!!!

Segundo contam, o romance durou aproximadamente 14 anos...

Mas um fato interessante aconteceu.

Antes de falecer, o pai de Eufrasia a fez prometer que não se casaria (para não passar a herança para o marido, o que ocorria naquela época)

Pois bem. Para que pudesse casar-se com Nabuco e continuar com o patrimônio da família, ela pediu ao seu consorte que assinasse um "Contrato Nupcial"...

Ele não aceitou...

Então ela desistiu de viver esse amor para não abrir mão de sua fortuna!!!

Viveu durante muito tempo em Paris, sendo cogitada como a primeira mulher a entrar na Bolsa de Valores desta cidade. Também investiu em diversos outros países europeus.

Nem a primeira guerra mundial, nem a quebra da Bolsa de N.Y., em 1929, fizeram-na 'quebrar' devido ao seu "tino" para negócios.

Morreu rica e solitaria num apartamento em Copacabana.

Porém, há várias versões para que o casal de pombinhos não vivessem um conto de fadas....

A família de Nabuco diz que ele não casou com Eufrasia porque ela não era abolicionista!!!

Segundo as informações concedidas por Mara Luquet (conseguidas em livros sobre o assunto), JN era um excelente estadista mas um péssimo investidor...

Talvez (e essa é nossa inferência) caso Eufrasia tivesse casado com Nabuco teria morrido solitária (pois ele faleceu em 1910) e pobre (pois o abolicionista não teria ampliado a herança da esposa)...

Enfim, fica a questão: ela deveria ter morrido solitária e pobre ou solitária e rica?

Somos fruto de nossas escolhas!!!

p.s. Esse post foi escrito após escutarmos comentários de Mara Luquet, disponíveis no site da CBN, e divulgados (ao vivo) nos dias 04, 05 e 09.08.2010 (chamada pela comentarista de " primeira grande investidora brasileira").

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mara-luquet/2010/08/04/A-HISTORIA-DE-SUCESSO-DA-PRIMEIRA-GRANDE-INVESTIDORA-BRASILEIRA.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

¡Qué chica chula eres!
Te echo te menos amiga.
Besos Io